Todos os homens sabem que existe um Deus, Todo Poderoso, e Único . Há também os chamados ateus, aqueles que negam a existência desse Ser Supremo, mas quando eles se dão ao trabalho de negação, estão afirmando a sua existência. Ninguém em sua sã consciência perde tempo em provar a inexistência de uma coisa, que de antemão sabe-se que não existe.
Partindo da premissa que todos têm consciência da existência de Deus, sabemos que a grande maioria queixa-se em não ouvir a voz de Deus. É como se dissessem: Deus, eu creio que você existe,mas está bem longe, lá no céu, e eu estou aqui, na terra, sem saber o que fazer. Tenho que levar a vida da forma que acho que deve ser vivida, porque não tenho nenhuma diretriz de tua parte.
O apóstolo João em seu evangelho, escreveu no seu primeiro versículo: “ No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus e o verbo era Deus”. Jo 1.1 O verbo é a palavra com ação. Quando escrevemos uma frase ou um texto precisamos de palavras, mas palavras que também designem ação, palavras com significado, se não o texto ficará sem vida e ininteligível. Deus é um ser pessoal dinâmico, Ele é a Palavra, Ele é a palavra em ação. A sua Palavra não foi escrita e limitada apenas a um livro. Mas é uma palavra viva, dinâmica. Está atuando em todo o momento, vivificando, transformando.
Deus é o único, mas se manifesta através de três pessoas, O Pai, o Filho Jesus, e o Seu Santo Espírito. As três pessoas concordam entre si e se manifestam em toda a obra da criação, através da Palavra, através do próprio Deus. Deus é o verbo, Jesus é o verbo. “E o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus”. Ap 19.13. O Espírito Santo age convencendo o homem do pecado, da justiça e do juízo de Deus. Por si só eles revelam que têm o poder criador em si mesmos. Deus falou e tudo se fez, tudo se criou.”Pela fé entendemos que o mundo foi criado pela Palavra de Deus...” Hb 11.3. Quando entendemos Deus desta forma não duvidamos da sua Palavra que desce até o nosso espírito como água viva, capaz de produzir vida, ação, criação, e uma relação dinâmica entre o seu espírito e o nosso espírito. A partir do momento que recebemos a sua palavra, não vivemos com água estagnada, mas do nosso interior tem uma fonte que jorra para a vida eterna.
“Porque a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. Hb 4. 12
Deus não se revela a nós apenas através da sua Palavra escrita. A própria natureza manifesta a glória de Deus e comunicam o seu poder. A terra e toda criação estão em constantes movimentos, seja em grandes movimentos como de rotação e translação da terra, como o balançar das folhas das árvores, o canto dos animais, ou o salto dos elétrons na eletrosfera de seus átomos . O apóstolo Paulo escrevendo aos romanos diz que os homens são indesculpáveis diante de Deus, em não conhecer os preceitos de Deus, porque em seus próprios corações há uma lei escrita, que testifica juntamente com a sua consciência, e o seu eterno poder e a sua divindade se entende e se vê através das coisas criadas. Rm 1.19-20.
Se não ouvimos a voz de Deus, precisamos romper com a insensibilidade que permeia nossos corações a ponto de fazê-lo s moucos para os gritos da natureza e o trovejar da voz de Deus.