Sempre há uma preocupação com pessoas que estão na fase madura, e sozinhas, "sem alguém para amá-las e fazê-las felizes". Na mente dessas pessoas há uma estreita relação entre se ter alguém e felicidade, ou se estar sozinho e infelicidade. Há uma confusão nestas associações, que não transmitem a verdade, ou o estado de realização de cada um.
Deus ao criar o homem, o fez de uma maneira completa, não existe nenhum ser humano que tenha sido criado pela metade e precise de alguém para completá-lo. Muitos chegam para mim e dizem: você precisa de alguém, você merece ser feliz, você é tão nova, precisa refazer a vida. Às vezes respondo que sou feliz! que não preciso que alguém me faça feliz, outras vezes calo, e fico a pensar na ignorância dessas pessoas em fazer a correspondência entre felicidade e se estar com alguém. O interessante é que as pessoas que nos falam isso, sempre estão repetindo as mesmas coisas em ocasiões diferentes, e por mais que você se esforce para explicar, que a sua felicidade não depende de outra pessoa, que você pode estar bem, mesmo solteiro, e ser muito completo, feliz e realizado, ainda que esteja só, elas não entendem. Não estamos tratando aqui de pessoas solitárias, mas de pessoas solteiras. Os solteiros sempre fazem parte de uma comunidade, seja igreja, trabalho, academia, ou escola, sempre estão acompanhados. Solidão é doença e deve ser tratada. Devemos ser solteiros sim, solitários nunca. Precisamos ser solteiros, ainda que casados.
Deus criou o homem segundo a sua imagem e semelhança. Deus fez o homem e a mulher como seres distintos, mas completos, em sua individualidade. O homem tem em si mesmo toda a capacidade de realização, de igual modo a mulher, no que diz respeito a felicidade, que consiste em um conjunto de fatores espirituais, materiais e emocionais. O homem pode através do novo nascimento ter a vida de Deus em si mesmo através do Espírito Santo e ter paz e uma alegria perene, que independe de fatores externos. O homem pode, através dos seus esforços pessoais, adquirir o que ele precisa para o seu sustento através do seu trabalho, e ser suprido no que é necessário para ter uma vida digna. As emoções do homem como da mulher podem ser plenas, quando geradas no interior através de um caminhar diário com Deus.
Sempre há uma idéia errônea em relação a casamentos, quando se diz que se precisa se encontrar a alma gêmea, ou a outra metade. Todo esse linguajar são balelas da mente que não conhece a Deus em sua profundidade. Para uma relação entre dois seres, opostos em sua fisiologia, funcionar, precisa-se que os dois sejam bem realizados individualmente, que sejam solteiros, que sejam completos e felizes. Encontramos sempre pessoas solitárias em busca de encontrar alguém para fazê-lo feliz ou completá-lo. Se você é alguém que está em busca de alguém para fazê-lo feliz, desista, ou se você se sente infeliz por estar só e deseja encontrar alguém para ser feliz, pare, pense, e corra atrás de sua própria felicidade, enquanto você está só. Da mesma forma que um suco só terá um bom sabor quando feito com duas laranjas boas, a união de um homem e mulher só será saudável quando os dois são curados, felizes e realizados. Uma pessoa doente emocionalmente ainda que com uma pessoa sadia e feliz, não será uma boa união. Ninguém consegue fazer alguém feliz, quando a pessoa não o é por si só, você não poderá satisfazer jamais os desejos de um garoto ou garota mimada que não aprendeu que a vida é cheia de durezas, e que não se pode ter tudo o que se deseja, nem todo os seus caprichos realizados no momento e da forma que se quer. Você não pode ser feliz quando o seu companheiro quer ou precisa ir para o norte e você teima em caminhar para o sul, você não pode caminhar com alguém que só quer olhar para baixo enquanto você sabe que a direção certa está em cima. Afinal, amar é olhar na mesma direção. O amor não é feito de emoções ou de momentos eletrizantes, pode até que, quando aprendamos sobre o verdadeiro amor ele nos presenteie com uma gama de momentos arrebatadores. Amar não é nada fácil, é em primeiro lugar escolha, é renúncia, é perdão, é abdicar muitas vezes daquilo que você acha que contribui para a sua felicidade pessoal, para tomar o caminho do outro, que muitas vezes é pontilhado de espinhos. Ás vezes no caminho pode encontrar feras que você tem que estar preparado para vencê-las ou domá-las, mas foi o caminho que você escolheu, e não importa o que você sente, ou deixa de sentir, você é feliz. .Apesar de ter que passar por caminhos adversos, ninguém pode tirar de você a felicidade, que a esta altura você já entendeu que é uma condição de espírito, que habita no seu interior, que não depende de circunstâncias.
Para se caminhar sozinho, ou com alguém, você precisa realmente ter descoberto primeiro o caminho da felicidade, ser solteiro, ser completo e realizado. Você já recebeu toda provisão para isso na cruz do calvário. Solteiro ou casado, importa ser solteiro!
Nenhum comentário:
Postar um comentário