quinta-feira, 21 de julho de 2011

LEVARAM MINHAS FLORES


Encontrava-me na área de serviço do meu apartamento, quando ouvi uma senhora, moradora do prédio, dizer: Levaram as minhas flores, eram lindas! Coloquei a cabeça na janela que dá para a entrada,  ela me olhou,  e começou a compartilhar da sua surpresa, quanto ao incidente de furto, em plena recepção de um prédio de moradores de classe média,  que ao seu ver, obrigatoriamente, deveria ter apenas pessoas de boa índole. Surpreendi-me também. Como as pessoas levam um arranjo de flores,  que está trazendo beleza ao hall de sua própria moradia?  Em troco de quê? Qual o benefício que aquele objeto decorativo seria  útil em alguma residência particular, já que trazia a marca de uma ação reprovável?   
Comentei apenas com a amiga moradora,  que o mal não está nos ambientes, mas nos corações. O mal encontra-se  nas favelas, mas também nos palacetes. Nos lugares fétidos e repulsivos, mas também nos perfumados e atrativos.O mal está na escuridade das trevas,  mas  também nos ambientes  iluminados de  luzes coloridas. Nos ambientes feios, e belos também. O mal é uma atitude de coração, que se manifesta através das más ações. Não é questão de aparência,  é o que realmente é, e isso é invisível aos olhos.  É o ser, a essência, que faz a diferença. Não é a beleza e a sofisticação que nos garantem o bem. Dizem sempre que o homem é produto do meio. Esta teoria será totalmente contestada e reprovada quando no reino milenal de Cristo na terra, todas as condições favoráveis a maldade forem removidas, e estabelecidas todas as condições para se ter uma vida plena, ainda assim, muitos  acalentarão em seus   corações  a maldade,  e se rebelarão contra o Rei dos reis, e Senhor dos  senhores.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

FÉ E OBEDIÊNCIA


“Quando o Filho do homem voltar, porventura encontrará fé na terra?”  Lc 18.8
Nunca houve uma época, em que se tem falado tanto sobre o evangelho de Jesus, de tantas denominações evangélicas, de tanto crescimento religioso e ao mesmo tempo de tanta incredulidade.  A corrupção do mundo tem crescido de forma tão desenfreada , e, infelizmente, tem permeado todos os segmentos da sociedade.
Será que o evangelho das boas novas   não tem feito diferença na  vida da Igreja  de Jesus Cristo e da sociedade?  Sim, na vida de alguns, e não, na vida de muitos outros.  A Bíblia é a Palavra de Deus, mas muitos não crêem assim, a partir do momento que a ignoram e passam a viver de acordo com seus próprios padrões.
A fé é a atitude número um na vida de uma pessoa que quer seguir a Jesus Cristo, e esta fé é manifestada através da obediência a Deus, através da sua Palavra, que temos a nossa disposição  em forma de um livro, a Bíblia,  na qual se encontra revelada toda a vontade de Deus, e seus padrões, que devem ser vivenciados por  todos os seus  filhos. A igreja, seus ministros, os pastores, os membros,  tudo tem uma essência espiritual que vai muito além das formas físicas.  Se um determinado ajuntamento eclesiástico é mera organização humana, não tem nada a ver com a Igreja de Jesus.
Não há evangelho sem fé, não há fé sem uma demonstração visível de obediência, não há como  se  obedecer  sem   crer na Palavra de Deus.
Cada vez mais neste mundo não há lugar para a fé. A Palavra de Deus é relegada   a planos  inferiores.  O sistema deste mundo tem banido da sociedade,   dos lares, das vidas,  a Palavra de Deus.  Não há obediência, não há fé.  Como  vai se  obedecer a uma coisa que  não se crer? Fazendo um paralelo com as nossas leis, especificamente com as leis de trânsito, porque obedecer as leis se elas não são cobradas?  Se não se fizer valer, quando se ultrapassar um sinal, ou se estacionar sobre uma calçada, e não vier  a guia de infração para se  pagar, qual o problema de se violar cada uma delas? Assim acontece com a Palavra de Deus :  Por que obedecer, se Deus é amor e nunca vai  cobrar nada,  se ele não está nem aí para o ser humano?   Desta forma  leva-se a vida de qualquer jeito, sem lei, sem obediência , sem fé.
Para muitos  é anormal, obsoleto, defender ou se posicionar ao lado da Palavra de Deus. Podemos citar aqui o homossexualismo, uma prática abominável dentro dos  padrões divinos, mas que tem tomado forma e  lugar na sociedade como algo muito normal e natural. E se você trouxer  o tema para um confronto com a  Palavra de Deus, não é considerado, a Bíblia é algo sem valor, ultrapassada.  Triste é quando encontramos uma pessoa que se diz cristã, que tem  a Bíblia Sagrada na mão, membro de igreja,  e pensa como o mundo, defendendo tal prática, certamente a Palavra não desceu até o seu espírito . Será que Deus está omisso a tudo isso e o homem poderá continuar com as suas teimosias? 
O povo de Israel, pereceu por falta de fé. Eles não creram que Deus um dia, poderia cumprir todas as promessas de juízo contra os desobedientes.  Israel não era um povo qualquer, mas a nação escolhida de  Deus. A eles foram  dados  os mandamentos, a lei. Eles sabiam muito bem o que Deus desejava deles como nação, e de cada um individualmente, mas simplesmente não creram nos juízos que adviriam pela desobediência. Todos os conhecedores da história sabem  quanto Israel sofreu e  tem  sofrido no decorrer dos séculos pela incredulidade, incredulidade tal que o  levou a pensar que era semelhantes aos outros povos, e que poderia levar a vida de qualquer forma.   Esqueceram-se  que eram um povo escolhido e teriam que viver uma vida separada para que a glória de Deus fosse manifestada  entre as nações.
Quando o Filho do Homem voltar, porventura encontrará fé na terra? Parafraseando: Quando o Filho do homem voltar, e Ele logo voltará,  encontrará pessoas que creiam em sua Palavra de tal forma que vivam  uma vida centrada na Palavra de Deus,  de total obediência e santidade? Como é comum encontrar crentes que vivem mergulhados em uma vida de vergonha e que escandalizam até os que estão  lá fora.  Quantos lá fora têm  criado ojeriza a Palavra de Deus devido ao testemunho de incredulidade de tantos membros ou frequentadores de igreja.  
Esquecem-se que “...sem santificação ninguém verá ao Senhor”. Hb 12.14, que  Deus é Santo e não é tolerante com o pecado;  que não tem como se ter comunhão com Ele se não houver a decisão de  ter uma vida santa, separada,  através do sangue de Jesus.  Deus não pode  se relacionar  com nada  repreensível e imundo.
Muitos  não obedecem  a Deus porque não crêem em sua Palavra,  e muitos não crêem porque não conhecem a Palavra de Deus. Para um ou outro grupo o juízo é inevitável, porque Deus faz prevalecer a sua justiça entre os homens.
Escrevo agora apenas para aqueles que reconhecem que sobre si  pesa o peso da condenação eterna. Deus com o seu grande amor enviou Jesus , o seu único  Filho  para morrer por todos os homens, para  que a sua justiça fosse feita. “Aquele (Jesus) que não conheceu pecado o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus”.  II Co  5.21 Precisa-se apenas crer e receber no coração a Jesus, como Senhor e Salvador pessoal ,e ter assim a adoção de filhos de Deus: “Mas a todos quantos  receberam   a Jesus, Deus deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome”.    Jo 1.12   Não pelas obras, mas pela maravilhosa graça de Deus: “pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus”.  Ef 2. 8  E o mesmo Deus  dá a todos condições de  se ter uma vida de santidade: “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estás debaixo da lei, mas debaixo da graça”. Rm 6.14
Que a graça e a misericórdia de Deus inunda os nossos corações, e sejamos abundantes na prática do amor ao próximo.